Mente saudável

Olá gente linda!

Dado seguimento ao assunto de vida saudável, além de trabalhar o físico,alimentação devemos cuidar muito da nossa mente, por que concordamos que se seu psicológico não estiver em dia nada que você faça vai te deixar melhor.

Acho que esse assunto se torna bem delicado, na medida que cada um tem um temperamento, um modo de viver, algo que mexe com o equilibro pessoal e  querendo ou não, reflete no teu relacionamento com as pessoas ao seu redor.

Bom, vamos retomar alguns cuidados com a saúde, que deixam sua mente mais ativa, liberam propriedades que lhe transmitem prazer, entre outros.

Movimentar -se

atividades_fisicas

A atividade física, entre outras coisas, estimula a produção de substâncias que propiciam bem-estar psíquico, como as beta-endorfinas (hormônios ligados à sensação de prazer). Para uma mente sã, não importam muito o tipo e a intensidade da atividade ,a melhor é aquela que se gosta de fazer , tudo é válido uma caminhada, aula de dança, malhação, pedalar, alongamentos.. A ressalva são atividades que implicam em competição ou exigência de performance, que podem se tornar um fator a mais de estresse. O melhor são as atividades feitas ao ar livre: a exposição à luz solar é importante na manutenção do equilíbrio emocional.

Usar a cabeça!

Descansar é ótimo, super importante como vamos ver a seguir, porém a inatividade e até descanso excessivo atrofiam as funções cerebrais. Para exercitar-se, a mente pode, e deve, fazer várias coisas ao mesmo tempo ela tem os mecanismos para isso. Apesar de ainda se saber muito pouco sobre as doenças degenerativas cerebrais, já foi observado que elas atingem menos, e em menor intensidade, pessoas que praticam, ao longo da vida, atividades intelectuais intensas. A leitura é uma atividade especialmente propícia para exercitar a mente, pois envolve variadas capacidades mentais como a concentração, a memória, o pensamento abstrato, a imaginação etc. Jogos de estratégia também melhoram a rede neuronal ,a memória e claro estudar algo que te faça feliz, pesquisar obter conhecimento de coisas do seu interesso.

No dia a dia, criar oportunidades para ter contato com o mundo interno, para ouvir e entender o que o corpo e a mente estão pedindo. Isso pode se dar por meio de um processo solitário, como a meditação, ou, se necessário, com a ajuda de um psicoterapeuta. Em qualquer caso, é preciso ser feito sistematicamente, organizar-se para ter um tempo para cuidar de si e se manter íntegro.

Descansar!

 Dormir bem é essencial para manter e equilibrar as funções cerebrais. Durante o sono, além de desativar áreas que ficaram hiperativas durante o dia, o cérebro tem a chance de ativar outras áreas que são pouco utilizadas, o que, acredita-se, ajuda a equalizar as funções cerebrais. A questão vai bem além do número de horas, que varia para cada indivíduo. O importante, afirmam os médicos, é garantir a qualidade do sono, por exemplo, sabe aquela cochilada de uma horinha, as vezes é muito melhor que um noite inteira dormindo de mal jeito, com desconforto, acorda acorda, também quando dormimos demais, em certas ocasiões acordamos tontos, com dor no corpo e nada descansados.

tumblr_lea4tfZkIV1qfmjwco1_500

A dica é simples, deite na sua cama com ela aconchegante, depois de um banho, desligue tudo, crie uma rotina de sono para você acordar melhor, produzir mais, ter energia para fazer tudo que é preciso, por que ninguém merece ter tarefas no trabalho, faculdade e estar super indisposta.

Vida social

 O suporte social e a capacidade de se integrar em algum grupo com o qual se identifique são básicos para a manutenção da saúde mental. A disponibilidade para estabelecer e fortalecer relacionamentos afetivos também. Para muitos neurocientistas, o amor é uma das atividades mais importantes da mente, que envolve, entre outras coisas, compreensão intelectual e disponibilidade emocional, fora que conversar, trocar ideias,desabafar com as amigas, amigos, família é simplesmente renovador!

JIKO

Os psicólogos afirmam que as pessoas que vivem rodeadas de amigos são mais felizes, bem dispostas e cada vez melhor aceitas no convívio social. Alertam, ainda, que o isolamento, ao contrário, está associado ao aumento da pressão sanguínea, das atividades do hipotálamo e de glândulas vinculadas ao hormônio do estresse. Junto a isso, somam-se o alcoolismo, o sedentarismo e a obesidade que aparecem igualmente na lista dos males de quem vive só.

Saúde

Controlar o colesterol, a pressão, o estresse, o peso, enfim, os mandamentos do coração saudável! Os fatores de risco cardiovascular não culminam só em problemas cardíacos mas também em acidentes cerebrais, como o derrame e a esclerose cerebral. Todos os cuidados indicados para o coração também são considerados preventivos de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.

ENTÃO GURIZADA ”MANERA”  NO ESTRESSE, NA COMILANÇA,  NA SEDENTARIEDADE POR QUE A SAÚDE AGRADECE!

Beijinhos de luz e até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s